terça-feira, 16 de novembro de 2010

DE OLHO NO TEMPO

16/11/2010
Granizo deixa cinco municípios em emergência no Rio Grande do Sul

Cinco cidades do Rio Grande do Sul decretaram situação de emergência por causa de prejuízos causados pela chuva que atingiu o estado na segunda-feira (15). São eles: de Fontoura Xavier, Floriano Peixoto, Vacaria, Salto do Jacuí e Santo Antônio da Patrulha. Segundo a Defesa Civil, cinco pessoas ficaram feridas, 300 estão desabrigadas e 630 desalojadas. Cerca de 15 mil pessoas foram afetadas pela chuva, que caiu acompanhada de granizo. Quinze casas foram destruídas e outras 1,5 mil ficaram danificadas. De acordo com a Defesa Civil, a situação é crítica em Vacaria, onde há 200 desabrigados ou desalojados. Mais de 400 casas foram danificadas. Três escolas públicas foram atingidas, o que deixou 800 estudantes sem aulas. Os prejuízos são grandes também em Saldo do Jacuí, que registrou danos no setor agropecuário. Cerca de 50 pessoas estão desabrigadas. Foram distribuídas lonas, colchões e kits de limpeza a famílias que tiveram imóveis afetados.
 
16/11/2010
Granizo causa R$ 5 milhões em prejuízos no Meio-Oeste de Santa Catarina

Produtores rurais do município de Campos Novos, no Meio-Oeste de Santa Catarina, contabilizam os prejuízos causados por uma forte chuva de granizo, que caiu por volta das 18h de segunda-feira. Lavouras de trigo e de aveia preta tiveram os maiores danos. As perdas devem ultrapassar os R$ 5 milhões. Os gastos incluem a necessidade de novos plantios e a diminuição nos resultados da colheita. Somente a produção municipal de trigo, cuja ceifa começa na próxima sexta-feira, deve ter uma queda de 15%. A chuva de granizo atingiu, pelo menos, cinco mil hectares de plantio. Em números, essa perda significa estragos em lavouras de mais de 200 produtores. Um deles é César Dall'Oglio, que tem uma propriedade na localidade de São Simão. Somente neste local, a colheita anual de milho deve diminuir em 40% por conta dos estragos provocados pelo granizo. Segundo o produtor, serão necessários mais alguns dias para avaliar a reação das plantas, para decidir ou não por um novo plantio. Mesmo que a escolha seja preservar os pés que sobraram, a colheita deve atingir, no máximo, metade das 150 sacas colhidas por hectare na safra passada.
— Estava esperando a liberação bancária do seguro agrícola de 82 hectares plantados. Agora, não sei o que vai ser — lamenta o produtor.
O drama é compartilhado por outros 200 produtores de trigo, de soja, de milho, de aveia preta, de azevem e de cevada. Segundo o engenheiro agrônomo Marcos Schlegel, que coordena o Departamento Técnico da Cooperativa Regional Agropecuária de Campos Novos (Copercampos), as perdas ainda estão sendo contabilizadas.
— Os técnicos estão vistoriando as áreas prejudicadas. Sabemos que as lavouras de trigo já em fase de maturação, assim como a aveia preta para sementes, foram as mais danificadas.
Algumas destas áreas terão 100% de perda. Em outras, será necessário o replantio das culturas. Isso porque toda a parte Sul do município foi afetada com duas tempestades. Uma das chuvas de pedra durou mais de 20 minutos e formou uma camada de até 20 centímetros de gelo. A outra tempestade durou aproximadamente 25 minutos e foi acompanhada de chuva.





16/11/2010
Granizo deixa mais de 600 pessoas fora de casa no Rio Grande do Sul

A chuva de granizo que atingiu o Rio Grande do Sul na tarde passada deixa 660 pessoas fora de casa. No total, são 433 desalojados e 227 desabrigados. O balanço divulgado pela Defesa Civil contabiliza danos em pelo menos 14 municípios gaúchos. Nesta tarde, as equipes do órgão estarão em São Marcos, Cerrito, Vacaria e Fontoura Xavier, que foram as localidades mais afetadas. Também foram registrados estragos em: Panambi, Floriano Peixoto, Getúlio Vargas, Arroio da Padre, Serafina Correa, Erechim, São Francisco de Paula, Gramado, Canela e Santo Antônio da Patrulha. Em Vacaria, na Serra, 300 casas foram danificadas — há sete desabrigados e três desalojados. Os principais estragos foram registrados nos bairros de Mauá, Hiadel e Municipal. Em Cerrito, no sul do Estado, teve mais de 200 casas atingidas e cerca de 2,5 mil pessoas afetadas pelas pedras de gelo — são 350 desalojados e 120 desabrigados. Os problemas se concentram na área urbana, onde o granizo derretido gerou enchentes e inundações. Em Salto do Jacuí, o prefeito Ilton Larri Costa destacou que os problemas foram registrados na Linha Taquarianos, distrito de Capão Bonito. O gelo teria danificado os telhados de pelo menos 40 casas e provocado estragos nas lavouras de milho, soja, feijão e fumo. Logo após a precipitação, que ocorreu por volta das 18h de segunda, houve acúmulo de cerca de 40 centímetros de gelo em algumas áreas. No Norte, em Floriano Peixoto, 70% da agricultura teria sido danificada pelas pedras que caíram abundantemente durante cerca de 20 minutos. Em Santo Antônio da Patrulha, a Defesa Civil contabilizou 30 residências destelhadas e em Panambi, pelo menos 20. São Marcos foi outra cidade que relatou prejuízos. O órgão contabiliza ao menos 170 moradias afetadas pela chuva de gelo. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Fontoura Xavier, Adilar Gradaschi, aproximadamente 40 casas foram danificadas nas comunidades de Linha Silveira e Linha São Francisco, próximas ao município. Entre os estragos, agricultores perderam parte das plantações de fumo e milho.
— Pela manhã teremos um levantamento mais correto, mas o estrago foi grande. Estamos providenciando forros e lonas para as famílias — afirmou Gradaschi. Na Rota do Sol, em São Francisco Paula, o peso das pedras de gelo envergou parte do telhado de um posto. Por pouco, as chapas de zinco não atingiram as bombas de combustível.



16/11/2010
Granizo atinge 21 cidades do Rio Grande do Sul

A chuva de granizo que atingiu o Estado no final da tarde desta segunda-feira, 15, causou estragos em pelo menos sete cidades gaúchas. Conforme a Defesa Civil, foram registrados danos em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, Panambi, Floriano Peixoto, Passo Fundo, São Marcos e em Santo Antônio da Patrulha. Até o fim da noite, três municípios haviam enviado Notificação Preliminar de Desastre: Floriano Peixoto, São Marcos e Santo Antônio da Patrulha. Em cidades como Getúlio Vargas, Palmeira das Missões, Canela e em Santa Cecília do Sul também houve a ocorrência de granizo, mas sem maiores estragos. A MetSul Meteorologia ainda recebeu relato de granizo em Marau, Carazinho, Nova Prata, Taquara, Rolante, Igrejinha, Gramado, Caxias do Sul, Nova Petrópolis e em Tapejara. Ao todo, 21 municípios registraram chuva de granizo no Estado. O prefeito de Floriano Peixoto, no Alto Uruguai, disse que há relatos de acúmulo de até 60cm de granizo em localidades do interior do município. Vilson Babicz contou que as lavouras foram totalmente destruídas. Quatro horas depois da chuva, ainda havia 40cm gelo acumulado, relatou. Babicz irá concluir o levantamento de estragos para encaminhar à Defesa Civil do Estado o decreto de emergência. Em Panambi, o vento forte deixou 20 residências parcialmente destelhadas, de acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade. A ventania da tarde dessa segunda-feira também derrubou galhos de árvores sobre moradias causando prejuízos às estruturas. Conforme os Bombeiros, não há registro de pessoas desabrigadas devido ao mau tempo. Em Passo Fundo, no Norte, houve registro de chuva de granizo, principalmente, em áreas rurais no interior do município. Em São Francisco de Paula,o prefeito Décio Colla relatou granizo de 20 a 30 cm e estragos, sobretudo, na área rural do município. O prejuízo ainda está sendo contabilizado. Segundo ele, as localidades mais atingidas foram as de Décio Ramos e Apanhador, onde o telhado de um posto de combustíveis veio abaixo com o peso do granizo acumulado. Um trecho da Rota do Sol chegou a ser interrompido em função do granizo. Em São Marcos, o Corpo de Bombeiros já registrou 40 moradias com telhas quebradas pelas pedras. A Corporação ainda não tem o número preciso de atingidos. Em Santo Antônio da Patrulha, foram 30 casas danificadas e 20 pessoas desalojadas, sobretudo no distrito de Vila Palmeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário